Zero de carbono refere-se a zero as emissões de dióxido de carbono. É um termo científico e uma realidade científica para a mitigação das mudanças climáticas.
É impossível para nós, com nosso conhecimento atual, para parar todas as emissões de CO2 provenientes das atividades humanas.
Por exemplo não temos nenhuma maneira no momento de parar todas as emissões de CO2 provenientes da agricultura.
Nós podemos fazer grandes reduções nas emissões de carbono agrícolas, porque a agricultura de hoje é tão intensiva em carbono e emissão de carbono.
A pesquisa mostra que os métodos da agricultura biológica são os melhores para o balanço de carbono.
Para alcançar carbono Zero real no sentido científico, os cientistas dizem que devemos desenvolver a capacidade de emissões “de carbono negativo”, ou seja, temos que extrair algumas CO2 diretamente do ar e fixá-lo.
Agora estamos pensando em deixá-lo tarde demais. As melhores propostas são para Zero virtual, 20150 e para Zero real após o fim deste século. O efeito líquido de carbono Zero virtual e um pouco de carbono é carbono Zero negativo verdadeiro.
A verdade que queremos fazer o melhor pelo nosso planeta, e temos que começar em nossa própria casa, no meio em que vivemos. Quando falamos de Zero, queremos proteger a terra de tudo que pudermos fazer para não a ferirmos com tanto lixo, o consumo impensado de produtos, de embalagens e movimentos de nossos corpos com deslocamento por meio de transportes poluidores, que podem ser contidos ou reduzidos, se pensarmos que temos que deixar uma vida também de qualidade para as outras gerações.
Não há nenhuma razão para pensar que, se grandes recursos são aplicados para a investigação sobre a conversão de todas as nossas fontes de carbono a Zero de carbono serviços e tecnologias, não poderíamos reconstruir um mundo de carbono zero. Esta é uma possibilidade para o futuro que devemos trabalhar.
O melhor que podemos alcançar com o conhecimento de hoje são as emissões que os cientistas chamam de “zero virtual” de carbono, pelo menos uma redução de 90%.